segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Chanukah

Nesta noite de terça iniciamos a comemorar
Chanukah.

Mas por que comemoramos Chanukah ?

Chanukah vai além da Mitzvah de só acender velinhas. Chanukah é lembrar principalmente
os dois milagres que aconteceram para o povo judeu.

 O primeiro o óleo da Menorah do Beit Hamikdash que só tinha quantidade para durar um dia a chama ficou acesa durante oito dias.

E o segundo tão ou mais significativo para mim é que o enorme exército de gregos queria assimalar os judeus, acabar com sua religião e costumes judaicos, proibindo os judeus de até de fazer o Brit Milá, impondo seus costumes gregos e tradição queriam acabar com a religião e costumes milenares judaicos, por fim destruindo o povo judeu. Mas um pequeno grupo de judeus os Macabeus contra um gigantesco exército de gregos; por milagre se saiu vitorioso da batalha!

Esse segundo milagre se repete a milênios!
Vários tentaram e tentam assimilar e acabar com povo judeu. Passamos por holocausto, inquisição. Gregos, cristãos, romanos, mulçamos, todos os povos ao longo de milênios tentaram acabar com o povo judeu e seus costumes. É realmente um milagre que nós esse pequeno povo sobrevivemos a tudo e todos e ainda existimos e com a ajuda de D'us existiremos eternamente! Você judeu é um milagre vivo! Existimos no Brasil onde somos 0.1% da população e resistimos a assimilação e perda ou esquecimento de quem somos e nossos costumes num país com 80% de cristãos. Sim somos 0.1% e continuamos enfrentando e preservando nossos costumes, tradição e povo! Realmente todo a história dos judeus é um milagre como o dos Macabeus! Você, eu, nós judeus vivos somos um milagre! Com a ajuda D'us essa chama nunca irá se apagar. Nes haia sham! O milagre aconteceu lá em Israel! Mas o milagre aconteceu e tambem acontece em todas as partes do mundo! Nos um pequeno povo continuamos existindo e praticando judaismo com todas as perseguições!! Am Israel Chai! O povo judeu está vivo! Nes! Milagre! E continuará existindo por toda eternidade com a ajuda de D'us!

Chanukah Sameach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário